segunda-feira, 5 de março de 2012

Um fim na Ressaca


E depois de toda a folia do carnaval, final de semana e festinhas afins, não há como não pensar nela, não respirar ela e não sofrer com ela: a ressaca. Aquela velha sensação de enjoou, dor de cabeça, tontura, sensibilidade a luz e a vontade enorme de nunca mais beber na vida! 
E para ajudar a combater esses sintomas comuns que acontecem após a ingestão de bebidas alcoólicas é que separamos algumas causas dos sintomas e de forma podem ser aliviadas!

Cisteína: Quando você estiver querendo que o mundo acabe e o álcool deixe de existir, você também vai querer que seu fígado libere todo o etanal do seu corpo. Também conhecido com acetaldeído, o etanal é uma toxina gerada pela reação do álcool no corpo humano. Pode causar dores de cabeça, náuseas e tontura. Por isso, não há nada melhor do que a cisteína encontrada em ovos, brócolis, pimenta, cebolas e gérmen de trigo. Este aminoácido é responsável pela eliminação de boa parte do acetaldeído, sendo responsável pela aceleração no processo da cura da ressaca.



Potássio: Já reparou que quando você está no bar, é mais comum encontrar seus amigos no banheiro do que na mesa? Pois é, o álcool faz com que os seres humanos urinem muito mais do que o normal. Devido ao fato de as bebidas alcoólicas serem muito diuréticas, é comum que os nutrientes do corpo sejam eliminados junto com a urina. O potássio é um dos que mais são eliminados no processo, por isso é de suma importância que as pessoas com ressaca comam alimentos ricos nesse nutriente – e não adianta fazer cara feia por causa do enjoo. A falta de potássio pode causar alguns problemas no sistema nervoso e muscular, por isso ingerir bananas, batatas chips e suco de laranja pode ser uma ótima ideia.



Frutose: Você sabe o que é o glicogênio? Trata-se de uma reserva de energia vital para a sobrevivência dos animais, armazenada no fígado e nos músculos. Quando ingerimos álcool, o glicogênio é transformado em glicose e logo depois é eliminado do corpo pela urina. Por isso é muito comum a sensação de total cansaço nas manhãs “pós-bebedeira”. E uma das maneiras mais simples (e rápidas) de recuperar as reservas de energia é por meio da frutose (açúcar oriundo das frutas). Encontrado em frutas, a frutose acelera o processamento do álcool pelo corpo. Infelizmente, isso não significa que as frutas vão ser gostosas, pois é fato que o paladar em dias de ressaca fica bastante alterado.



Sódio: O sal em excesso faz mal à saúde, mas ele é muito necessário para que o corpo consiga realizar algumas das principais reações químicas necessárias para a manutenção dos estados normais. Isso acontece porque o sal é rico em sódio, eletrólito essencial para os seres humanos. Junto com o potássio, o sódio é eliminado em grandes quantidades pela urina. Acordou com ressaca? Está na hora de comer alguma coisa com sal. Mas há também outras formas de fazer o organismo recuperar o elemento químico. Ingestão de isotônicos é uma ótima alternativa, mas água de coco pode ser ainda melhor.



Água: Você sabe qual a relação entre desidratação e dores de cabeça na ressaca? Como o álcool faz com que as pessoas urinem mais do que o normal, existe uma grande perda de água. Por isso, o corpo tenta se reidratar roubando água do cérebro, que acaba ficando um pouco menor do que o normal. As membranas que ligam o cérebro ao crânio são esticadas e assim surge a dor.



Suco anti-ressaca
Maçã: 1 unidade média descascada
Cenoura: ½ unidade descascada
Aipo (ou salsão): 1 talo pequeno
Laranja : suco de 1 unidade
Preparo: pique a maçã, a cenoura e o aipo e bata no liquidificador com o suco de laranja ou a água de coco. Beba em seguida. Use de 2 a 3 copos neste dia.


E então Divas, é sempre bom moderação, mas caso a ressaca ataque, vamos nos cuidar também!

11 comentários:

  1. Ótimas dicas divas ! Amei,se um dia ficar na pior haha usarei sim ! Beijos

    www.modaemvoga.com

    ResponderExcluir
  2. Rsrs esse assunto é ótimo, sempre tem um dia q gente passa da conta, ou o organismo tá mais fraco =)
    Bjos

    http://dropsparadise.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas!
    Beijos

    www.decaronanamoda.com

    ResponderExcluir
  4. agua de coco é tudo!



    www.xicabrecho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Amei a dica!!!
    Bjks, Tatty

    http://www.suspirofashion.com/

    ResponderExcluir
  6. Ótima dica, sair da ressaca q agr o ano começa pra valer.
    Boa terça-feira.
    by: Veve Pink
    http://portal-pattys.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Amei as dicas!!!
    linkadissima!!!
    qdo puderem da uma passada no meu blog:

    www.purofrisson.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Meniinas que ótimo post! Super informativo, gostei mesmo! Alguma de vcs estuda nutrição, por acaso? hehe
    Eu já conhecia o suco anti-ressaca, mas achei suuper válido compartilhar aqui! ;)

    beijinhos e boa semana!
    Blog Variedades & Afinidades

    ResponderExcluir
  9. legal o post, bom para baladeiros! água de coco é bom para ressaca, o importante é manter a hidratação!!!

    maria-bunita.blogspot.com
    dá uma passadinha lá, vou adorar sua visita!

    bjos

    ResponderExcluir
  10. Pois é meninas! Que bom que gostaram! Sempre tem um diazinho na vida pra essa ressaca incomodar!

    ResponderExcluir
  11. E pra responder sua pergunta Samiachan, uma de nós é enfermeira, daí achamos legal compartilhar umas informaçõezinhas de saúde também! ;D

    ResponderExcluir

O que você achou Diva?